top of page

Religioso

Dumont é caminho agora dois ramais do Caminho da Fé, o Padre Donizetti que tem ponto de partida em Sertãozinho - Tambaú, e o Ramal Sertãozinho a Aparecida.

O Caminho da Fé inspirado no Famoso Santiago de Compostela, recebe vários peregrinos e bicigrinos durante o ano, com aumento considerável no.mes de outubro.

O Município tem como padroeira a Santa Imaculada Conceição que deu nome a linda igreja localizada na praça central de DUMONT. As lindas  Capelas rurais também é destaque no Roteiro Rural da Fé que envolve os municípios de Sertãozinho, Dumont e Barrinha.

Caminho da Fé

O Caminho da Fé (Brasil), inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela (Espanha), foi criado para dar estrutura às pessoas que sempre fizeram peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida, oferecendo-lhes os  necessários pontos de apoio e infraestrutura. A ideia da sua criação ocorreu após um dos organizadores percorrer por duas vezes o conhecido caminho espanhol.
Imbuído do propósito de criar algo semelhante no Brasil, convidou alguns amigos aos quais expôs seus planos, tendo recebido pronta acolhida dos mesmos. Assim, o trio composto por Almiro Grings, Clóvis Tavares de Lima e Iracema Tamashiro e no princípio ajudado por outros amigos voluntários dentre os quais, Aparecida de Lourdes Dezena Cabrelon, deram início aos primeiros contatos com prefeituras e paróquias das cidades por onde passaria a trilha. (CAMINHO DA FÉ / 2021), O município de Dumont faz parte desse importante roteiro religioso em 2 ramais: o Ramal Padre Donizete de Sertãozinho à Tambaú e o Ramal de Sertãozinho à Aparecida perfazendo total de 571 km.

Centenas de peregrinos e biciclinos (os que realizam de bicicleta) participam do caminho e se hospedando na Pousada do Peregrino distante 15 quilômetros do município de partida Sertãozinho, SP.

Nesse acolhedor espaço rural, a Fazenda possui além da hospedagem, restaurante, pesqueiro e imensa área verde para relaxar após horas de caminhada.

Milhares de peregrinos realizam o caminho da fé anualmente, com exceção dos dois últimos anos que durante período grande esteve fechado obedecendo os decretos municipais para combate da Pandemia pela COVID 19.

Outros roteiros religiosos como o Caminho Rural da Fé entre os municípios de Barrinha e Dumont, perfazendo um total de 29 quilômetros percorrendo várias capelas em ambientes rurais, a maioria dos participantes são dos municípios que compõem a Região turística Caminhos da Mogiana e tem crescido a cada ano, considerando que a Região tem pelo menos 1.400.000 habitantes, espera-se um crescimento grande tão logo haja maior flexibilização.

Paróquia Imaculada Conceição

Igreja Matriz Católica Imaculada Conceição, não há registros datando sua construção e nem documentos de registro de seus terrenos. Especula-se que a Igreja seja um prédio do início do século XX sendo mais ou menos do ano de 1922. Trata-se de um prédio em estilo inglês, segundo levantamentos recentes acredita-se que a igreja teria sido erguida com o intuito de ser uma igreja protestante estilo Anglicana e que antes de ela tornar-se paróquia teria sido uma capela privada dos Senhores da Antiga Companhia Inglesa Dumont Coffee Company.

Fato interessante da história, conta-se que o Sr. Arthur Zanarotti, que era guarda trem na Estrada de Ferro da Fazenda Dumont, uma vez por mês, ia até a cidade de Ribeirão Preto, com um locomóvel sobre trilhos buscar o padre para rezar missa na igreja, onde participavam os diretores da companhia bem como os colonos da fazenda.

O terreno onde está situada a praça central que leva o mesmo nome da paróquia foi uma doação da igreja para o município, que também não há uma data especifica ou registros. Existem evidencias de que a igreja era redentora de muitos outros terrenos ao seu redor, e que teriam sidos vendidos para ajudar na construção do seminário de Brodowski.

Paróquia Imaculada Conceição

Desde 1980 moravam na Fazenda Santa Maria várias famílias de origem mineira, católicos, e vários cultos dominicais eram realizados nas casas das colônias,  Em 1981 o Senhor Pedro Guidi atendendo a pedidos das famílias, construiu uma capela em 1981 e até hoje missas são celebradas no local, recebendo peregrinos e biciclinos para as celebrações e visitas.

Construída em 2004, a Capela foi construída em área rural da Fazenda São Sebastião e também permanece aberta todos os dias para receber os visitantes e principalmente os do Roteiro Caminho da Fé Rural entre os municípios de Sertãozinho, Barrinha e Dumont, mesmo durante a pandeia pela COVID 19, visitantes em pequenos números puderam fazer suas orações na Capela que está sempre aberta ao Público.

bottom of page